Make your own free website on Tripod.com
Entre os símbolos de Nàná está o Ibiri, que é feito com palitos de dendezeiro e, segundo dizem, nasceu junto com ela, na sua placenta. Ele representa a multidão dos eguns que são os seus filhos na terra dos homens, Nàná o carrega como se ninasse uma criança. Os búzios, que simbolizam morte e fecundidade, também pertencem a Nàná.Porém o símbolo que melhor sintetiza o caráter de Nàná é o grão, pois esta Yabá domina também a agricultura e todo grão tem que morrer para germinar. É a morte que gera a vida, a morte é a única certeza na vida de cada um. Nàná é "água parada que mata de repente", Nàná é a   As pessoas de Nàná podem ser teimosas e ran-zinzas, aquelas que remoem por longo tempo um rancor ou uma decisão. Mas agem com segurança e magestade. Suas reações bem equilibradas e a pertinência de suas decisões mantêm-nas sempre no caminho da sabedoria e da justiça.
Embora se atribua à Orisá um caráter impla-cável, seus filhos têm grande capacidade de perdoar, principalmente as pessoas que amam.
São pessoas bondosas, decididas, simpáticas, mas principalmente respeitáveis, com comportamento digno da Grande Deusa do Daomé.

terra que recebe e acalenta os mortos e os grãos, que os prepara para renascer ou florescer.
Nàná assegura uma vida saudável e com bastante energia positiva àqueles que a agradam. Pode ajudar na maternidade, mas sua principal função é garantir o grão e o pão de cada dia a todos que merecem.
Nàná é a protetora das humildes lavadeiras que obtêm seu sustento às margens dos rios, que com os pés descalços pisam a lama, a raiz do fundamento de Nàná, o segredo da vida.
É na morte, a condição para o renascimento e para a fecumdidade, que se encontram os mistérios de Nàná. Respeitada e temida, Nàná, deusa, da lama, da terra, a juíza que castiga os homens faltosos, é a morte na essência da vida.

Características dos filhos de Nàná

Os filhos de Nàná são pessoas extremamente calmas, tão lentas no cumprimento de suas tarefas que chegam a irritar. Agem com benevolência, dignidade e gentileza. As pessoas de Nàná parecem ter a eternidade à sua frente para acabar seus afazeres, gostam de crianças e educam-nas com excesso de doçura e mansidão, assim como o fazem as avós. São pessoas que no modo de agir e até fisicamente aparentam mais idade.
Podem apresentar precocemente problemas de idade, como tendência a viver no passado, de recordações, apresentar infecções reumáticas e
problemas nas articulações em geral.