Make your own free website on Tripod.com

 

MERIDILOGUN
Jogo de 16 búzios
C omo o jogo de adivinhação não foi dado às Yabás (mulheres), conta uma das lendas que Olocun em troca de um favor feito por Osun, pegou 16 búzios do mar, deu a esta e disse que a partir daquele dia todos os Babalorixás e Yalorixás poderiam usar um sistema de adivinhação: o Meridilogun ou jogo de 16 búzios. Cada búzio representaria um Orixá.
Olocun é dono do mar e todo mundo acredita que há riquezas em abundância e forças no fundo do mar. As riquezas do mar incluem as conchas e búzios, que eram usados antigamente como dinheiro, empregado pelo povo iorubá em suas atividades e negócios.
Em outra lenda dizem que o Deus da adivinhação, Orunmilá, consagrou 16 búzios como oráculo de Ifá para Osun, sua esposa. Desde então o número 16 tornou-se objeto sagrado para os cultuadores de Orixá. Os odus (destinos, caminhos) obtidos na adivinhação são os mesmos odus nos 16 búzios e são baseados no princípio da iluminação e trevas. Os odus correspondem diretamente ao número de búzios que são lançados. A interpretação dos Odus torna-se difícil quando mais de 12 búzios são abertos durante o jogo. Cada búzio representa um Orixá, cada Orixá tem um odu, cada odu pari 16 Omo-Odu.
Alguns instrumentos usados pelos Babalawô no jogo são:
 


Ifá-Irokê: sino encantatório (peça em marfim esculpido), representando o Essú feminino. É usado antes do início da adivinhação para chamar atenção do Essú para o início do ritual.
Opon-Ifá: bandeja de madeira, onde se coloca determinado tipo de cereal triturado, para a preparação mântrica, nas quais aparecem os Odus.
Odusa: figura de Essú feminino (de madeira, conchas e cauris) que prende a adivinhação por Ifá. Símbolo de abundância, que fica ao lado de Okuá-Ifá durante o jogo, com a finalidade de aplacar o Essú.
Adjelê-Ifá ou Adejefá: vaso do ritual (em madeira lavrada) formado por um galo carregando um Dan (cobra) no bico . Na África, os galináceos estão ligados à Nação do Tempo, elemento fundamental da técnica adivinhatória. Neste vaso ficam guardados os coquinhos da palmeira, objetos indispensáveis para a adivinhação por Ifá.
O jogo de búzios é uma iniciação totalmente intelectual, que deve passar por longos anos de aprendizagem de conhecimentos preciosos, em que a memória, principalmente, entra em jogo. Precisa-se aprender uma quantidade enorme de histórias e lendas antigas classificadas nos 256 odús ou signos de Ifá, cujo conjunto forma uma espécie de enciclopédia oral dos conhecimentos tradicionais do povo de língua iorubá.