Make your own free website on Tripod.com

 

quais são as fêmeas. Se por acaso o Obí tiver menos de quatro partes, não pode ser jogado em hipótese nenhuma, mas ele serve para ser posto no assentamento (ibá) de Osalá para pedir proteção e boa sorte para o filho desse Orixá, ou para ser torrado e pilado com oito favas de Aberê (fava de Osun) e fazer um pó como proteção espiritual e ser usado na cabeça ou no corpo.
Se por acaso ele tiver mais de quatro partes, deve-se tirar a que estiver a mais (devendo ficar dois casais) e a oferecer a Essú. Caso o Obí tenha quatro machos ou quatro fêmeas é sinal de boa sorte. Quando isto acontecer, se por acaso o quinto for diferente (Ex: quatro machos e uma fêmea), esta última diferente também deve ser retirada e oferecida a Essú, joga-se com os quatro machos.Não é permitido passar a faca no
 

chão molhado. Colocar o assentamento já pronto na frente.
Colocar o Obi sobre a cabeça do filho de santo, fazer a oração do Obi pedindo sorte e felicidade e jogá-lo na água do prato ou chão. Se caírem:
1 para cima e 3 para baixo: responde Okaran (Essú). Verificar se antes das obrigações foram feitas as obrigações de Essú, pois senão ele está cobrando. Nessa situação o Pai de Santo tem obrigação de colocar a mão no chão e depois no peito alternadamente três vezes e continuar joagando o Obí.
2 para cima e 2 para baixo: indica equilíbrio, é uma boa jogada. Quem responde é Egioko-Meji (Ògún).
3 para cima e 1 para baixo: é uma resposta indefinida, ainda não se tem liberdade de iniciar qualquer obrigação.

Obí, pois ele já vem com seus gomos delineados pela própria natureza e estes devem ser obedecidos. Passar a faca no Obí é contra o axé e o Orixá pode se revoltar. O Obí não deve ser trocado por qualquer outra coisa e serve para todos os Orixás, menos para Sàngó, que só aceita o Orobô, seu fruto predileto.

Todas para baixo: trevas.
Todas para cima: aí é Alafia, pode ser iniciada a obrigação. Os gomos de Obí devem ser jogados de uma vez, isto é, simultaneamente. Não é permitido manipulá-los, ou seja, retirar só os que estão para baixo e jogá-los sozinhos. Deve-se jogar o Obí até conseguir a Alafia (permissão).

O Obi é tão sagrado e importante, que quando o Pai ou a Mãe de Santo não querem mais falar com seus filhos, estes se o enrolarem numa folha de Odundun (folha da costa) e o colocarem aos pés do Pai de Santo, este é obrigado a falar com ele, e até fazer as pazes e definir situações. Isto é muito comum no sul do Brasil, onde há muitos conflitos e rivalidades entre Pais de Santo e filhos, por falta de compreensão e conhecimento.
Não é permitido jogar o Obí em pratos ou chão sem água, pois a água representa o início de tudo,ela é o axé. Para se jogar o Obí e ser aceito pelo Orixá e entender qual energia que está vindo ao seu encontro (favorável ou não), é preciso: -- Um prato branco com água ou um

  Se cair muitas trevas ou se estiver demorando muito para a confirmação é preciso mudar do prato para o chão ou vice-versa, ou passar um Ek[o (Acaça) no corpo do filho, voltando depois a jogar o Obí, até se obter sua permissão para iniciar a obrigação. O Obí é tão sagrado para o candomblé quanto a hóstia é para os padres.
O Obí serve também: - Como omuleto, podendo ser posto no bolso para viagens.
- Ser oferecido a um Orixá, ele será aceito como uma grande oferenda.
- Ser mastigado, pois está provado que é bom para o coração e depurativo do sangue.
- Ser oferecido aos Orixás nas obrigações e assentamentos.